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  • Inadimplência: 3 dicas de cobrança para uma plataforma de crescimento
  • Publicado em 30/06/2022
  • Tempo médio de leitura: 4 min

Inadimplência: 3 dicas de cobrança para uma plataforma de crescimento

CAPA-BLOG

O atraso no pagamento das mensalidades escolares se intensificou no período pico da pandemia, e as escolas tiveram que se adequar a essa nova realidade, o que comprometeu o planejamento financeiro e pedagógico anual das instituições. E para que a inadimplência não saia do controle, as escolas precisam de uma ajuda financeira mas também usar de estratégias para que as famílias priorizem o pagamento dessas mensalidades atrasadas. Cordialidade, bom relacionamento e o máximo de facilidades possíveis para oferecer ao seu cliente inadimplente é indispensável na hora da cobrança.

Além do agravante pandemia, existem também alguns outros motivos por trás da falta de pagamento, o que acaba levando a inadimplência, como por exemplo: o esquecimento, que pode acontecer de verdade, e na realidade é mais comum do que parece podendo ser resolvido numa mensagem ou ligação, tem também a confusão de datas, a perda do emprego e consequentemente a redução da renda financeira, entre tantos outros motivos. Por isso é bom entender que cada pessoa tem a sua particularidade na hora de realizar um pagamento, e entender quem é o seu cliente é o primeiro passo para a cobrança. 

3 Dicas na hora de cobrar a mensalidade

#1 A cobrança deve ser uma coisa comum no mundo dos negócios, e não ter medo de realizar essa atividade é a chave para ter sucesso na hora de cobrar, mas para isso deve ser realizada de forma ética e respeitosa sem gerar nenhum constrangimento ao consumidor, afinal você precisa receber mas também não quer perder o seu cliente.

#2 A cobrança deve ser realizada de forma mais ágil, sendo compreensível na medida do possível, e entendendo que cada caso é um caso diferente, e quando a empresa se coloca no lugar do cliente e se posiciona de forma amigável o devedor se sente na obrigação de honrar o seu débito, assim evitando a inadimplência dos seus clientes.

#3 Uma das formas mais fáceis e eficazes hoje na hora de cobrar, é contar com a ajuda da tecnologia, por isso ter um sistema integrado ajuda muito na hora de entrar em contato com os pais ou responsáveis financeiro. Com a omnicanalidade é possível fazer qualquer tipo de cobrança, e automatizar o processo acaba sendo uma maneira prática de garantir que aquela mensalidade em atraso seja paga. Por isso, além de contar com um call center estruturado, é preciso de uma tecnologia de ponta e integrada para atender o pai ou responsável financeiro da forma que ele desejar. 

A automatização no processo de cobrança

A automatização do processo de cobrança é uma maneira eficaz de reduzir gastos operacionais e otimizar o tempo das equipes financeiras, e uma forma com baixo custo significativo de uma cobrança mais assertiva e consistente com os clientes.

Devemos ter em mente que o cliente manda na ligação, ele tem o poder de ligar e desligar se ele quiser, quantas vezes quiser por não ser a hora que ele pode conversar sobre a dívida em questão, dessa forma, devemos dar várias possibilidades de atendimento usando a omnicanalidade para realizar a cobrança, e claro, sempre dando a possibilidade dele falar com um agente operacional, se assim preferir. 

A Omnicanalidade, que é um termo usado para a junção de todos os canais de atendimento em um só, como WhatsApp, telefone, e-mail, SMS e aplicativo, onde os pais ou responsáveis financeiros podem escolher qual o melhor canal para falar com a escola naquele momento, seja, no carro, no trabalho, em casa, onde quer que ele esteja, dando as melhores condições de atendimento. 

A kedu unida a você 

A kedu é uma  plataforma de crescimento para escolas, com foco em três grandes pilares, antecipação de recebíveis, captação de novos alunos e redução de custos, que oferece previsibilidade de caixa para as instituições promovendo um equilíbrio financeiro, mas não somente isso, como responsável pela gestão financeira, a kedu realiza a cobrança das mensalidade diretamente com os pais ou responsáveis financeiros dos alunos de uma forma mais ágil, usando toda a expertise de mais de 30 anos do grupo econômico da qual faz parte.

Um exemplo das experiências interativas que a kedu realiza são os lembretes de vencimento, SMS com uma mensagem direta, curta, personalizada e muito funcional, com a data de vencimento, valor da fatura, antes do vencimento da mensalidade, isso pode reduzir a taxa de inadimplência da sua escola, além de usar toda a omnicanalidade atrelada ao API da sua instituição.

A kedu assume a responsabilidade e o compromisso de fazer um futuro melhor junto com as escolas, seja na previsibilidade financeira, seja na cobrança ágil e eficaz, possibilitando sonhos em projetos reais. Saia do vermelho e traga sua escola para o azul com a @keduoficial. Visite o nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas através do número 40205266 ou fale diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

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