As spin-offs têm um potencial de crescimento muito maior que as startup. Além disso, elas costumam ter um modelo de negócio mais inovador, apesar de já virem com experiência de outras empresas, porque entendem o mercado e sabem o que ele precisa, representando uma vantagem competitiva significativa.
A criação de uma spin-off visa instituir um modelo de negócios produtivo e escalável, focado em oportunidades de lucro e crescimento. Nesse contexto, existem dois tipos de spin-off, que diferem entre si por conta de sua origem. São eles:
Spin-off corporativa: como o próprio nome sugere, é quando a nova empresa vem de outra organização já existente, a chamada empresa-mãe. Em geral, as atividades de uma spin-off começam a ser desenvolvidas dentro da própria empresa-mãe, como um de seus projetos, até que chega um momento em que ela é oficializada e ocorre a separação.
Spin-off acadêmica: parecidas com startups, elas nascem dentro de centros universitários ou institutos de pesquisa. As spin-offs acadêmicas surgem da necessidade de comercializar os produtos, resultados das pesquisas dessas entidades. Hoje, há muitos países que incentivam o desenvolvimento de spin-offs, principalmente acadêmicas, como forma de fomentar o desenvolvimento tecnológico.
5 Motivos para o surgimento de uma Spin Off
São vários os motivos que levam uma empresa ou entidade de pesquisa a criarem uma spin-off, podemos citar alguns, como:
- Retenção de talentos: essencialmente uma questão de não perder colaboradores valiosos e de transformá-los em parceiros e em novos projetos de negócios.
- Novos nichos de mercado: é possível que, ao gerar espaço para uma nova empresa, a organização encontre novas oportunidades.
- Desenvolvimento de novas tecnologias a partir de centros de pesquisa: como foi dito anteriormente, as spin-offs acadêmicas surgem para gerar produtos a partir do que se estuda em universidades ou centros de pesquisa.
- Sobrevivência empresarial: em processos de crise empresarial, as spin-offs são frequentemente vistas como opções que podem salvar o negócio.
- Estratégia financeira: a criação de spin-offs pode servir para captar recursos, gerando valor para os acionistas da nova empresa.
Além disso, as spin-offs podem atuar dentro de uma dinâmica financeira específica, ajudando a desenvolver uma determinada unidade de negócios. Para completar, a aposta em uma spin-off também traz algumas vantagens, como a possibilidade de contar com o conhecimento e a experiência das empresas mãe para novos projetos. Para as spin-offs corporativas, o apoio tecnológico e de know-how, provenientes da empresa-mãe para cumprir os objetivos definidos. Esse fator deve ser visto com atenção, afinal, por mais que essas empresas geralmente tenham apoio financeiro no início, em determinado momento, elas terão que se sustentar.
Nada impede que a sua spin-off seja uma startup. Aliás, essa escolha permite um crescimento ainda mais exponencial. Grandes empresas já adotaram a estratégia, criando startups para ampliar seu alcance. Como o grupo Meireles e Freitas, que criou a kedu, sendo uma plataforma de crescimento para escolas, adotou a postura de uma Spin off e está em plena expansão nacional. A kedu oferece uma solução inovadora para o mercado de educação, acelerando o crescimento das escolas parceiras com previsibilidade financeira e gestão educacional.
Quer conhecer a kedu? Entre em contato com um especialista pelo whatsapp 85 99698-9040 e descubra como a kedu pode auxiliar no crescimento da sua instituição de ensino.