O segundo dia do Edu Summit 2025 foi marcado por intensa troca de conhecimentos, provocações inspiradoras e práticas para transformar a realidade das escolas. A programação foi distribuída entre o 5 palcos simultâneos. Participantes de todo o Brasil puderam aprofundar-se em temas que vão da inovação pedagógica à gestão escolar de alta performance.
A manhã começou com uma emocionante apresentação cultural da Cidade Mais Infância. Abrindo espaço para que a arte desse o tom de um dia que combinou reflexão e ação. Em seguida, Lúcia Helena Galvão trouxe a palestra “Você tem coragem de pensar diferente?”, conduzindo o público a refletir sobre identidade e propósito.
“A maior inteligência que existe é a identidade, é saber quem você é.” Lúcia Helena Galvão
O palco principal recebeu ainda nomes como Daniel Perry (A Escola de Alta Performance), André Sala (Evoluindo a Educação e Conectando o Futuro com o Agora), e o trio Dr. Jair Rodrigues, Whindersson Nunes e Bruna Lemos, que discutiu “Internet, Escola e Saúde Mental: os principais desafios das novas gerações”
“A qualidade da nossa palavra depende da qualidade do nosso silêncio”, Jair Rodrigues. Essa foi uma das muitas reflexões que ecoaram no painel e tocaram cada pessoa presente.
Tivemos também a palestra de Lívia Schramm, com o tema Marketing Escolar: a arte de converter matrículas. Lívia acumula 15 anos de experiência liderando o marketing de mais de 85 escolas pelo Brasil afora. Hoje ela é a Diretora de Marketing da kedu, referência em Marketing Digital, Comunicação Escolar e Captação de Alunos. Lívia trouxe vários insights para o fortalecimento das marcas escolares.
Outro momento de destaque foi a fala de Mário Sérgio Cortella, com o tema “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, provocando reflexões sobre como manter clareza e lucidez em tempos de incerteza.
Um ecossistema de aprendizagem
A Sala Gestão reuniu temas estratégicos como a reforma tributária e seus impactos nas escolas (Jocelito Santos), os limites e responsabilidades da inclusão (Dra. Eula Wamir), e o papel da profissionalização na gestão escolar (Nazareno Oliveira). Debates sobre educação integral bilíngue e otimização de resultados com simulados também enriqueceram a programação.
Na Arena kedu, o foco foi em resultados práticos e gestão eficiente: precificação das mensalidades (Hamilton Junior), blindagem financeira (Ildefonso Alves), liderança transformadora (Ana Melo), e estratégias digitais para matrículas, cobrança e atendimento (Tiago Sanches).
A Sala Mundi trouxe uma abordagem mais pedagógica e internacional, discutindo marketing e vendas para matrículas (Lucas Emanuel), formação docente baseada em evidências (Roberta Flaborea Favaro), o desafio dos superdotados e o burnout acadêmico (Dra. Olzeni Ribeiro) e as pedagogias líquidas de Pablo Doberti. Temas como ensino criativo, multiletramento e o papel da educação como transformação social fecharam o dia com perspectivas inovadoras.
Entre provocações filosóficas e soluções práticas, o segundo dia do Edu Summit reafirmou que educar é um ato de coragem e que transformar a escola do presente exige visão, diálogo e ação constante.