O universo dos livros é o espaço perfeito para compartilhar conhecimento e uma verdadeira janela para novas culturas. Nesse contexto, a leitura é um hábito apontado como transformador para a vida de qualquer pessoa. E como todo bom hábito, é preciso ter constância para que ele se mantenha como elemento participante de toda a vida.
Por isso, toda estratégia utilizada para promover e destacar a importância de ser um leitor merece apoio e reconhecimento. Principalmente no cenário atual, onde as telas brilhantes, com todos os seus efeitos chamativos ocupam grande espaço da rotina diária e são inseridas cada vez mais cedo aos pequenos.
Seguindo com esse objetivo de promover a leitura e reconhecer a importância de obras e escritores nacionais, o Brasil celebra no dia 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil. A data comemorativa foi regulamentada pela lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002, que em seu artigo 1º diz:
“Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”
Os legisladores aproveitaram a data de nascimento do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, para destacar essa importante causa. Entre as obras de destaque do autor paulista está a coletânea que conta a história e as aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Saci, Visconde de Sabugosa e muitos outros estiveram presentes na infância de milhões de crianças brasileiras. Isso, desde o primeiro lançamento, em 1921, que foi da obra Saci. Hoje, o universo desses personagens já abraçou muitas histórias e deixou um legado no circuito de grandes momentos da literatura mundial.
Além de homenagear o grande Monteiro Lobato, o Dia Nacional do Livro Infantil é uma data utilizada para a promoção da leitura em diversos ambientes. Pensando nisso, a kedu separou algumas dicas para que você possa fortalecer esse importante hábito no ambiente escolar.
- Espaço Físico para a leitura
Uma das mais apaixonantes características apontada por leitores é a capacidade que obras literárias têm de conduzir o leitor para outro universo, sem que ele precise deslocar nenhum centímetro. Entretanto, é importante ter um espaço físico adequado para os leitores se sentirem convidados. Muitas escolas possuem bibliotecas, mas é importante também separar um outro espaço para a leitura, que reúna particularidades como luminosidade (de preferência natural), conforto térmico e ergonômico, além do controle de estímulos sonoros e visuais.
- Tempo escolar com dedicação exclusiva para a leitura
Além de espaço físico, é necessário também dedicar uma parte da rotina escolar para a leitura. Você pode pensar que sua escola já abre um lugarzinho na agenda dos estudantes para a leitura de trechos de livros paradidáticos. Porém, é sempre possível fazer mais e os pequenos possuem mais maleabilidade na rotina para incluir a leitura, principalmente entre os que estão aprendendo a ler. Duas vezes na semana já gera um grande impacto para a criação e conservação do hábito.
- Imersão em personagens e universos literários
O mundo dos livros pode se orgulhar dos universos que seus autores conseguem construir. São cenários, personagens, poderes, intrigas, confusões e resoluções que levam o leitor a imergir em outras realidades. Todos esses elementos podem ser carregados para o espaço escolar. São inúmeras possibilidades dramáticas como encenações, fantasias, acessórios, dias temáticos que podem integrar a realidade e o literário, gerando uma verdadeira imersão.
- Parcerias para promoção da leitura
Promover o hábito da leitura é uma preocupação para a toda a sociedade. Por isso, diversos agentes devem trabalhar em conjunto para o objetivo comum, que é construir e alimentar esse hábito na rotina dos alunos. A escola pode aproveitar e buscar parcerias com editoras e distribuidoras para criar momentos de imersão entre os alunos e as obras. Os responsáveis pelos alunos também possui um papel importantíssimo nesse cenário, como diz o ditado popular “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Por isso, os responsáveis também devem trazer o hábito da leitura para o cotidiano e, além disso, separar espaços na rotina para ler com seus pequenos e dar o exemplo de que ler é uma ação para toda a vida.
Essas dicas são algumas ações que podem ser realizadas para a promover a leitura entre os alunos no ambiente escolar. Além delas, as escolas devem desenvolver outras atividades que insiram na rotina dos estudantes esse tão importante hábito. Até porque para aprender, é preciso primeiro ler.
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