O XX Seminário de Educação | Edu Summit, também conhecido como o maior evento de educação do Norte e Nordeste aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro e foi um verdadeiro sucesso. Mais de 1500 pessoas participaram do congresso e mais de 30 expositores comporam a feira educacional que aconteceu nos dois dias de evento, trazendo inovação e tendências da área educacional para o público presente.
Reunindo um time com mais de 26 palestrantes que passaram tanto pelo palco principal como pela sala de matrículas – ambiente 100% voltado para campanha de matrículas -, insights valiosos foram não faltaram e sabendo disso nós separamos 5 ensinamentos que o Edu Summi trouxe para os gestores escolares.
Educação é confidência
Logo na palestra de abertura ministrada pelo Fabrício Carpinejar o tema abordado foi: Caminhos para o futuro da educação. O escritor ressaltou para o público presente que acredita na transformação do afeto e que nem só palavras bonitas resolvem certas questões, e que nós, seres humanos, somos feitos de gestos e entendendo isso não podemos esperar uma vida sem abraços, uma vida sem olhar nos olhos. Ao dissertar sobre, ele traz a reflexão de que não podemos esperar uma vida em que não podemos contar algo decisivo que aconteceu na nossa trajetória para o outro.
Para Carpinejar, educação é confidência e quanto mais a gente se reparte, mais nos multiplicamos. Ele ainda ressalta que é necessário que exista uma troca entre aluno e professor, que essa relação não deve se manter presa apenas aos conteúdos dos livros, mas sim da vida e gera uma reflexão: “Como que o aluno vai dizer o que está incomodando em sua vida se você também não é capaz de dizer?”
O objetivo individual nunca pode estar acima do objetivo organizacional.
Uma das palestras que aconteceu no palco principal do Edu Summit foi do Gestor Educacional e Presidente Esportivo Marcelo Paz que falou sobre “A bola não entra por acaso: Gestão do crescimento escolar”. Durante a sua fala ele ressalta que “O time todo tem que defender a meta. No futebol a meta é o gol. O goleiro defende a meta. Fazendo analogia para a prática educacional e para a prática empresarial, todo mundo tem que defender a meta, todo mundo tem que ter o objetivo da escola, da organização, do segmento que você está atuando”, sendo assim, todo o time precisa está focado no mesmo objetivo para que seja possível conquistar uma gestão de sucesso.
Ainda durante a sua palestra ele afirma para os gestores educacionais que “O objetivo individual nunca pode estar acima do objetivo organizacional. O objetivo maior da instituição ele tem que está à frente, ele tem que ser permeado pelos valores de cada um“, Marcelo utilizou figuras de linguagem referentes ao futebol para debater com os gestores sobre gestão e sucesso escolar, como uma boa gestão pode fazer a diferença para o crescimento educacional.
O pensamento nas matrículas deve acontecer durante o ano todo
Lucas Emanuel, especialista em marketing educacional palestrou na sala de matrículas e falou sobre “Estratégias de marketing e vendas para uma campanha de matrículas eficiente”, o especialista ressaltou a importância dos gestores educacionais em estimularem as ações de matrícula durante todo o ano letivo e não somente em um único período do ano, ele ainda salienta que entende que existem os meses mais quentes em que a procura é maior e que isso é tradição já no cenário educacional, mas que quanto mais as instituições passam a trabalhar suas campanhas de forma antecipada, maior são os resultados.
Lucas explica que é preciso olhar para a matrícula por duas vertentes: os novos alunos e a retenção e fidelização dos alunos atuais. Trazendo essa reflexão, Lucas deixou algumas dicas para os gestores, entre elas:
- Integração de canais de atendimento, pois hoje é possível observar muitas escolas com descentralização de canais e informações que muitas vezes não chegam aos pais e responsáveis financeiros.
- A segunda dica é a importância da equipe da escola estar bem preparada para os momentos de matrículas e cientes de quais são os diferenciais da instituição, importante também o gestor separar momentos para apresentar toda a campanha para o time, fazendo com que todos fiquem na mesma página.
- Terceira dica foi para para os gestores investirem em campanhas de tráfego pago, principalmente tendo metas bem estabelecidas.
Atuar como educador é uma vocação, mas uma vocação a ser cultivada
Monja Coen falou sobre saúde mental e bem-estar no ambiente escolar, e ressaltou a importância de que a escola seja um ambiente seguro de troca entre professores e alunos. E que é normal que existam problemas fora do âmbito escolar, mas que ao entrar em sala de aula, exista um cuidado, de parar, respirar e focar a energia naquele momento, em ouvir e em ser ouvido e colocar em prática o seu papel de educador.
Ela também ressaltou sobre o fato da atuação do educador ser sim uma vocação, mas que ela precisa ser cultivada, e por isso a importância dos gestores e educadores de se reciclarem, participarem de grandes encontros da educação e procurar sempre se refazer, se reestruturar e reerguer como profissionais que exercem uma das profissões mais importantes do mundo.
A escola como uma empresa bem estruturada
As especialistas, a dupla formada por Vanessa Medaber e Eduarda De Paula, participaram de um painel sobre gestão e matrículas no Edu Summit e reforçaram a importância de cada vez mais as escolas se desenvolverem como empresas e posicionarem sua marca no mercado. E afirmaram que a escola só tende a crescer quando ela se abre para o mercado e para o que ele tem a oferecer.
Sobre posicionamento, foi dito de como é essencial as instituições se mostrarem para o público, se posicionarem de fato como marca e passar para as famílias o encantamento, o brilho no olho daquilo que de fato a escola oferece. Ainda em sua fala final, as especialistas comentaram sobre as escolas estarem prontas para o crescimento e se posicionarem como empresas que não só estão buscando isso, mas que estão prontas para o mercado como um todo.
“Muitas vezes a escola quer resultado, às vezes a escola quer crescer, precisa de novos alunos, precisa se desenvolver, mas acaba não tendo aquela postura preparada para ir buscar esse crescimento” afirma Eduarda De Paula.
Esses são apenas alguns dos muitos ensinamentos e reflexões que o Edu Summit proporcionou para mais de 1500 pessoas, indo desde gestão escolar até uma campanha de matrícula de sucesso. Você pode conferir mais ideias no nosso canal do Youtube, lá temos diversas entrevistas com os palestrantes presentes que falaram um pouco sobre assuntos que envolvem a área educacional.