Ir para o conteúdo
  • Produtos
    • kedu Bank
    • kedu Marketing e Matrículas
    • k.invest
    • Clube de Benefícios
  • Conteúdos
    • Blog
    • keducast
    • Downloads
  • Sobre nós
    • Conheça a kedu
    • Porque a kedu?
    • Parceiros
    • Para Famílias
    • Central de Ajuda
    • Carreiras
Quero negociar
Agendar Reunião
  • Início
  • Blog
  • Saiba se sua campanha de matrículas foi assertiva
  • Publicado em 15/01/2025
  • Tempo médio de leitura: 3 min

Saiba se sua campanha de matrículas foi assertiva

Professora com alunos em sala de aula

A campanha de matrículas é uma etapa crucial para qualquer instituição de ensino. Dessa forma, é nesse momento que gestores escolares têm a oportunidade de planejar e consolidar as bases para um ano letivo bem-sucedido. No entanto, o trabalho não se encerra com o fechamento desse processo. A análise dos resultados obtidos, acima de tudo, é uma etapa essencial para avaliar o desempenho da escola e identificar oportunidades de melhoria.

Por que analisar os resultados das matrículas?

A análise dos resultados permite ter um panorama do desempenho da instituição, bem como verificar se as metas de matrículas foram alcançadas. Por exemplo, comparar os dados atuais com anos anteriores ajuda a identificar padrões de crescimento ou retração e entender os fatores que influenciaram esses resultados.

Além disso, é possível também mapear o perfil dos estudantes e famílias. Com isso, o estudo dos dados das matrículas pode revelar informações importantes sobre o público atendido. Informações como faixa etária predominante, número de novos alunos, renovações e localização geográfica da maioria das famílias, ajudam a ajustar estratégias de comunicação e atendimento.

Nesse sentido, outra vantagem é identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Pense no que funcionou bem durante o processo de matrículas. Por exemplo, se houve desafios que dificultaram o alcance das metas. Assim, analisar esses aspectos permite corrigir falhas e aprimorar processos para os próximos anos.

A partir dos dados levantados, gestores podem tomar decisões mais embasadas sobre investimentos, contratações e outras questões estruturais. Ou seja, um aumento no número de matrículas pode exigir a contratação de mais professores ou a ampliação de espaços físicos.

Como realizar uma análise eficiente?

Reúna os dados

Antes de tudo, organize todas as informações relacionadas ao processo de matrículas, como número total de alunos matriculados, taxa de desistência, média de renovação e perfil dos novos alunos.

Utilize ferramentas de gestão

Plataformas digitais e softwares de gestão escolar são aliados poderosos para consolidar dados e gerar relatórios detalhados.

Compare indicadores

Analise os resultados em relação a anos anteriores, identificando tendências e padrões. Avalie também os resultados em relação às metas estabelecidas no planejamento.

Envolva a equipe

Promova reuniões com a equipe pedagógica e administrativa para compartilhar os resultados e coletar opiniões. Uma análise colaborativa é mais rica e aumenta o engajamento de todos os envolvidos.

Elabore um plano de ação

Por fim, com base nos dados analisados, desenvolva estratégias para aprimorar os processos de matrículas futuros e fortalecer os pontos que já são exitosos.

Benefícios da análise de resultados

Nesse sentido, com dados bem estruturados, é mais fácil prever cenários futuros e planejar recursos com antecedência. O acompanhamento constante permite aprimorar as práticas da instituição de forma consistente.

Assim, ao entender melhor as necessidades do público, a escola pode oferecer um atendimento mais alinhado às expectativas das famílias.

A análise de resultados não deve ser vista como uma atividade meramente burocrática, mas como uma ferramenta estratégica para gestores escolares que buscam elevar o patamar de qualidade da sua instituição. Afinal, o sucesso de um processo de matrículas não se limita à quantidade de alunos matriculados, mas à capacidade de atender às expectativas e garantir um ensino de excelência ao longo do ano letivo.

Campanha eficaz

Para bons resultados, gestores precisam começar a se planejar com antecedência. Uma campanha de matrículas de sucesso exige planejamento estratégico, conhecimento do público-alvo e uma comunicação eficaz. 

Você sabia que a kedu possui uma solução completa para alavancar a campanha de matrículas da sua escola?

É o kedu matrículas, a primeira plataforma do mercado a oferecer soluções para todas as etapas de uma campanha de matrículas. Nossas escolas parceiras têm um aumento de 16% no número de alunos matriculados.

Baseada nos pilares: gestão tecnológica com interações, captação e fidelização de alunos o ano inteiro e crescimento financeiro sustentável da escola; O kedu matrículas utiliza as mais modernas estratégias de marketing inbound e outbound para garantir que sua escola tenha sucesso sustentado e garantido durante a campanha de matrículas. 

Quer realizar a melhor campanha de matrículas da história da sua escola? Entre em contato e teremos prazer em ajudá-lo.

Confira também em nosso blog

Mae e filha se abraçando para ilustrar o setembro amarelo

Setembro Amarelo: o papel das escolas na valorização da vida

É fundamental que gestores e educadores aproveitem esse período para
Ler mais
Imagem mostra criança escrevendo para ilustrar o dia mundial da afabetização

Dia Mundial da Alfabetização: como repensar práticas e fortalecer a aprendizagem

Uma oportunidade para as escolas ajustarem estratégias e renovarem o
Ler mais
Pessoas representando finanças

Finanças Escolares Inteligentes: como escolher a linha de crédito ideal para sua instituição

Baixe agora o e-book e descubra como planejar o futuro
Ler mais
Imagem ilustrando parceria entre kedu e med4school

Cuidar da saúde emocional nas escolas: uma missão entre kedu e Med4School

Quando a gestão escolar se compromete com a saúde emocional
Ler mais
Imagem representando o folclore brasileiro

Dia do Folclore Brasileiro: ideias criativas e práticas para sua escola

No dia 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore
Ler mais
Edu Summit

A Voz da Educação: segundo dia do Edu Summit inspira, provoca e transforma

O segundo dia do Edu Summit 2025 foi marcado por
Ler mais

Entre para o mundo azul da kedu

Fale com um especialista e saiba como potencializar o crescimento da sua escola.

Agendar uma reunião

Quer integrar o time da kedu?

Clique aqui e confira as oportunidades disponíveis

Seja um parceiro kedu

Clique aqui para ser um parceiro e apoiar o crescimento do mercado educacional

Grupo Meireles e Freitas

Clique aqui e conheça o grupo ao qual a kedu faz parte!

Produtos

  • kedu Bank
  • kedu Marketing e Matrículas
  • k.invest
  • Clube de Benefícios

Conteúdo

  • Blog
  • keducast
  • Material

Sobre nós

  • Conheça a kedu
  • Porque a kedu?
  • Parceiros
  • Para famílias
  • Carreiras
  • Central de Ajuda

Contato comerciais

  • (85) 4004-4871
  • [email protected]
  • R. Medianeira, 81 - Loja 01 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60140-080

Negocie suas mensalidades

  • (85) 99698-9040
  • (85) 4020-5266
  • (85) 4004-4955

© kedu. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso kedu

Políticas da kedu

Fale com nossos especialistas: