O processo seletivo é uma importante ferramenta para uma escola, principalmente no período de campanha de matrícula.
Geralmente, escolas com maior capilaridade e infraestrutura costumam realizar processos seletivos como a primeira etapa do lançamento de uma campanha de matrículas, mas essa estratégia não está restringida a níveis de mercado.
É possível sim realizar um processo seletivo assertivo, eficiente e eficaz. Neste artigo, detalharemos as etapas de um processo bem-sucedido, que pode angariar alunos com bons resultados em avaliações de desempenho escolar, angariar alunos comuns e fortalecer o branding.
O primeiro ponto é a definição de todas as etapas do processo de seleção. Isso inclui desde como será a inscrição, se haverá algum pré-requisito para participar, quais séries terão vagas, quantas vagas serão disponibilizadas, como o processo será aplicado (se será por meio de prova ou análise do histórico), quais disciplinas/conteúdos serão avaliados e como os candidatos serão premiados.
Nesse momento, além de pensar na logística de funcionamento da seleção, é importante estar atento que um processo seletivo para uma escola não pode ter como objetivo agraciar apenas um pequeno número de candidatos com descontos quase integrais.
O principal triunfo dessa ferramenta é alcançar o máximo possível de estudantes. Isso significa que a seleção não deve ser eliminatória e sim classificatória. Onde os descontos são concedidos em ordem decrescente com base no desempenho do candidato.
Isso propicia um cenário em que todos fiquem satisfeitos, reunindo os interesses da escola com o dos responsáveis financeiros. Porém, nem tudo são apenas ganhos, é preciso estar atento à política de descontos que será definida, observando a situação financeira da instituição e o impacto que os descontos terão no seu cenário futuro.
O passo seguinte é estabelecer uma boa política de divulgação do processo seletivo. Lembrando que essa estratégia precisa ter máxima eficiência, porque uma seleção com pouco público pode ter um efeito inverso e gerar apenas prejuízo à escola. Por isso, a comunicação deve atender o número máximo de interessados.
Após isso, resta fazer o gerenciamento das inscrições e a organização da estrutura de seleção (caso seja por prova, esta deve ser produzida e revisada com bastante antecedência) que inclui os materiais que serão utilizados, profissionais que trabalharão na execução da seleção e organização do espaço.
A etapa final consiste na divulgação do resultado e na notificação dos candidatos. Essa parte também é importantíssima para o sucesso do processo, por ser nela que ocorrerá o convencimento dos candidatos para que aproveitem o desconto alcançado, conheçam os benefícios e diferenciais da escola, e, por fim, efetuem a matrícula.
Como visto, o processo possui diversas vantagens, mas deve ser realizado com atenção para que alcance o máximo possível de pessoas e apresente benefícios para os candidatos e para a instituição.
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