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  • O investimento certo e eficaz para sua campanha de matrícula
  • Publicado em 23/01/2023
  • Tempo médio de leitura: 5 min

O investimento certo e eficaz para sua campanha de matrícula

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As escolas possuem um propósito muito importante para a sociedade e, para todo educador que é dono de escola, ele baliza grandes decisões. Porém, algo necessário para a saúde financeira das escolas, é que esse propósito esteja alinhado com o entendimento que a escola é um negócio e como tal, precisa crescer e desenvolver resultados financeiros que permitam não só o retorno de investimento para os sócios, mas o melhor serviço disponibilizado para os pais e alunos, além do desenvolvimento e satisfação dos colaboradores. 

Para esse crescimento, é importante o foco em marketing e campanhas de matrícula estruturadas. De acordo com a kedu, Plataforma de Crescimento Escolar, na qual uma das especialidades é o marketing educacional, realizou uma pesquisa entre suas escolas parceiras e constatou que escolas que investem em marketing e campanhas de matrícula, aumentam em 35% o número de novos alunos.

Então, o método é investir em marketing, para propagar os diferenciais oferecidos pela escola, a fim de reter e atrair novos alunos. A SpinOff e especialista em educação kedu, promete auxiliar não só no marketing, mas também na saúde financeira da escola, para que a mesma tenha recursos disponíveis para investir e em diversos administrativos, para que os gestores de escola possam focar no que fazem de melhor: educar. São três principais produtos

O kedu Service: com soluções traçando as melhores estratégias de parceiros especialistas de diversas áreas.

O kedu Bank: que antecipa a receita mensal da escola e elimina a preocupação com a inadimplência, permitindo que a instituição se programe e invista na educação. 

O kedu Marketing: onde realiza a captação de novos alunos, com retorno em novas matrículas. E é aqui, que a campanha de matrículas é aplicada.

O posicionamento da kedu como plataforma de crescimento passa pela garantia das mensalidades para oferecer maior previsibilidade de caixa e, consequentemente, maior investimento. A partir disso, é possível investir em captação de novos alunos e realizar de forma efetiva esse crescimento. Para a Diretora Pedagógica do Colégio Essencial, Luciana Couto, os serviços oferecidos pela kedu são muito satisfatórios e trazem bons resultados. “A kedu já estava dentro dos novos projetos e hoje estamos muito felizes porque os resultados estão sendo positivos e o crescimento na empresa tem sido uma grande surpresa, valeu a pena trazer a kedu para nossa empresa. Nosso objetivo é fazer a diferença na educação.” contou, Luciana. 

Porém, mesmo com o investimento agora disponível com a garantia de recebíveis, a dificuldade de algumas escolas, é trabalhar o marketing como uma ferramenta para potencializar o crescimento nas matrículas, por manterem a atenção voltada nas questões pedagógicas, acabam não tendo tempo para trabalhar o marketing, como aponta Lucas Emanuel, gestor de Growth e vendas da kedu. “Por estarem ocupadas com a prática educacional em si, que é o core business, as escolas têm uma deficiência muito grande na área de marketing, que exige uma expertise muito específica e muito cara de se ter internamente. Como nós já temos essa expertise, conseguimos facilmente transferi-la para as escolas como um serviço.” Explica o executivo. 

De acordo com a kedu, há algumas ações importantes para um resultado efetivo nas campanhas de matrículas, sendo elas: 
  • O ponto inicial é ter duas frentes, uma meta e orçamento coerente: ter uma meta e montar um orçamento, investindo naquilo que for trazer retorno. O planejamento é crucial nesta etapa, definir quais ações realizar é necessário para saber com quem a escola deve conversar. Definindo público interno, externo, ações na prática, promoções e parcerias. Tudo começa com o traçar das metas no planejamento.

  • Sistematizar a escola com um CRM: a escola precisa de um CRM para organizar as informações de alunos e professores, um funil de matrícula para acompanhar etapa por etapa e um sistema de controle para saber o que está sendo feito. Dessa forma, é possível analisar comportamentos, oportunidades de negócio e propor soluções adequadas. O CRM ajuda, também, a melhorar a gestão de recursos, pois é possível analisar os gastos com marketing, vendas e serviços. Neste exemplo real de funil, é possível verificar a forma mensal de acompanhar o funil de matrículas x os investimentos que estão sendo disponibilizados. 
  • A visita dos pais à escola: é um momento importante para que eles possam conhecer a instituição e ter uma ideia de onde seus filhos podem estudar.  Para que a visita seja bem-sucedida, é importante que a escola tenha uma boa estrutura, com salas de aula bem equipadas, espaços agradáveis e funcionais e uma boa equipe de professores. Além de contar com um profissional capacitado para atender esses pais, um ponto muito importante é quem vai realizar a visita, como essa pessoa deve se portar, onde levar os pais, focar no relacionamento. O primeiro contato do pai com a escola vai ser através deste profissional, por isso, precisa estar capacitado para atendê-lo.

  • Canais de atendimento: a escola deve buscar um atendimento ágil, disponibilizar canais de atendimento, atender da forma correta, mostrar os valores que a escola tem e fazer o follow up, acompanhando o responsável financeiro do início até o fechamento. Para que os pais se sintam satisfeitos com o atendimento da escola.

A kedu, fechou parceria com escolas de todo Brasil em 2022 e realizou campanhas de matrículas que trouxeram retorno para as escolas, mas, é importante ressaltar que o marketing precisa ser feito durante todo o ano, reforçando o posicionamento e diferenciais das escolas, realizando estudos de geomarketing para entender o público alvo e reforçando a sua presença digital, nas redes sociais e marketing de conteúdo. 

O mesmo, fala o Diretor financeiro do Colégio Deoclécio Ferro, Alissandro Nogueira, e destaca o relacionamento com os pais, “Nossa parceria com a kedu começou em agosto de 2022, desde então  viemos desenvolvendo um trabalho de proximidade com os pais, onde a gente vê a possibilidade da kedu nos ajudar, não somente na questão financeira da escola, melhorando nossa entrada, mas também, ser um parceiro para com os nossos pais de aluno, que é, o nosso principal objetivo e alvo. Tem sido muito boa essa parceria, que esse ano ela cresça cada vez mais e que possamos desenvolver mais projetos.” Pontuou o diretor. 

As escolas que fazem marketing o ano todo são escolas que se destacam no período de matrícula. Quer conhecer a SpinOff e descobrir o que a kedu pode fazer pela sua escola? Acesse o site kedubr.com ou entre em contato com um especialista pelo whatsapp 85 9 9698 9040 e descubra como sua escola pode crescer. 

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