Veja tudo que aconteceu no primeiro dia do maior evento de educação do Norte e Nordeste.
O XX Seminário de Educação | Edu Summit 2023 já começou e o primeiro dia de evento superou as expectativas do público e da organização.
O congresso iniciou com a emocionante apresentação da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner, que apresentou clássicos da música na voz e instrumentos das crianças atendidas pelo projeto.
O segundo momento foi composto pela cerimônia oficial de abertura do congresso, onde diversas autoridades nacionais e regionais marcaram presença. A vice-governadora e secretária estadual das mulheres esteve presente e discursou. Na palavra, Jade Romero cumprimentou todos os presentes e parabenizou o Sinepe-Ce e a kedu pelo evento.
Ainda na abertura, contamos com as palavras do Venâncio Freitas, CEO da kedu que destacou a parceria da kedu com as instituições educacionais de livre iniciativa e o trabalho da empresa no fortalecimento da educação nacional.
Posteriormente, a presidente do Sinepe-CE, professora Graça Bringel, recebeu os convidados com uma emocionante homenagem para a sua mãe, educadora de grande renome e papel na educação do Ceará. Ainda em sua fala, a professora destacou a atuação do Sinepe-CE durante suas oito décadas de existência.
Falaram ainda, o presidente da federação nacional das escolas particulares e a diretora do conselho nacional de educação.
A palestra de abertura do evento foi realizada por Fabrício Carpinejar, renomado autor e poeta, que tem como obra mais recente o livro Manual do Luto. Em sua fala, Carpinejar destacou a importância de viver com atenção todas as experiências da vida em seus mínimos detalhes e emoções.
A segunda atração foi o painel Como elevar a eficiência da sua escola. Onde os especialistas Vinícius Freaza, Raison Pinheiro, Fábio Delane e Nathália Meireles discutiram as melhores técnicas e estratégias para que gestores escolares impulsionem a produtividade dos seus times.
A terceira atividade do palco principal do Edu Summit foi a palestra conduzida pela Monja Coen, com o tema Saúde Mental e Bem-Estar no Ambiente Escolar. Nesse momento, educadores de todo Brasil participaram de uma verdadeira experiência de introdução ao autoconhecimento e a busca por uma vida que cultive bons relacionamentos e momentos engrandecedores.
Logo depois, Eduardo Calbucci, fundador do projeto Semente, iniciou a palestra com o tema “Como medir e desenvolver as competências socioemocionais de alunos e educadores”. Nesse espaço, Calbucci apresentou ao público a importância de trabalhar o desenvolvimento de habilidades comportamentais nos ambientes educacionais.
Em seguida, o público presente teve acesso ao painel Caminhos para a Gestão de Conflitos na Escola. Os painelistas Thiago Procópio, Diego Munoz, Natália Ribeiro e Carlos Eduardo trouxeram as mais modernas técnicas para a administração e redução de cenários conflituosos no ambiente educacional e destacaram a importância de trabalhar esse tema com os diversos agentes da comunidade escolar.
Por fim, a última atração do evento foi a palestra conduzida pela elogiada escritora e professora Tania Queiroz. Trazendo como tema “Os desafios do mundo Vuca e Bani e seus reflexos na gestão escolar no emocional dos educadores e alunos”, em um momento de muita troca e reflexão o último painel da noite proporcionou para o público um misto de emoções, sendo possível sorrir, chorar e pular em uma única palestra.
Por fim, vale ressaltar que durante todo o dia, tivemos também uma programação paralela com diversos profissionais da educação na sala exclusiva de matrículas, onde abordamos sobre gestão educacional, captação e retenção de alunos e toda a temática que envolve uma boa campanha de matrículas para 2024.
Amanhã, dia 21 de setembro acontece o segundo dia do XX Seminário de Educação – Edu Summit, com uma programação recheada e muito inspiradora.