O dia do consumidor é uma data celebrada internacionalmente no dia 15 de março. Sua criação foi feita com o objetivo de lembrar e valorizar aqueles que adquirem produtos e serviços. Mas, você já pensou sobre a relação entre educação e consumo? Será que podemos chamar o público da educação de consumidores?
A educação é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade. Ela pode contribuir desde os primeiros anos da infância até o final da vida. Para isso, ela trabalha com diversos meios e metodologias.
Seguindo essa linha, um conceito que ficou em alta nos últimos anos é o de Lifelong Learning, que em tradução livre significa educação continuada, aquela que vai por toda a vida.
Devido essa importância, alguns países escolhem centralizar o controle da educação no estado. Porém, como toda atividade profissional, a educação precisa de recursos financeiros para que consiga ofertar a maior qualidade possível para a sociedade.
É nesse momento que se dá espaço aos estabelecimentos privados e da livre iniciativa, que permitem a oferta de diversos modelos e serviços educacionais, que oferecem a melhor educação possível dentro do limite orçamentário do responsável financeiro.
É nesse contexto que muito claramente pode-se observar a aproximação da educação com a oferta de produtos e serviços aos consumidores.
No Brasil, essa modalidade de oferta é amplamente utilizada e já está consolidada em todos os setores da sociedade e em todas as regiões do país. Diversos profissionais encontraram na educação privada o espaço que buscavam para contribuir com o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Embora alguns desses entes da educação ainda tenham receio de acatar sua identificação como fornecedores de produtos e serviços, isso já é uma realidade. Portanto, deve ser feita visando entregar a melhor solução possível ao consumidor, com um preço justo e acessível.
Obviamente, essa relação também deve ser pautada pela ética educacional, seguindo sempre todos os regimentos e normas que fazem parte da regulamentação educacional em território nacional.
Assim, é possível identificar o público educacional como consumidores, com todos os benefícios, direitos e vantagens desses, como as atreladas ao dia do consumidor.
A origem do dia do consumidor remete à metade do século passado, quando o ex-presidente americano John F. Kennedy realizou, em 15 de março de 1962, no congresso americano, um discurso onde defendia os direitos dos consumidores.
O momento foi considerado um marco no estabelecimento de políticas que tornassem claras os direitos e deveres dos consumidores. Em alusão a esse importante momento da história, o dia passou a ser considerado internacionalmente como o dia do consumidor.
A kedu é uma plataforma de crescimento escolar que oferece soluções que atendem escolas e responsáveis financeiros, por isso o dia mundial do cliente é duplamente especial para nós.
O relacionamento entre a kedu e os consumidores tanto dos seus serviços (escolas parceiras) como dos produtos das nossas escolas parceiras (responsáveis financeiros) é e sempre foi a alma do nosso negócio. Por isso, buscamos sempre seguir rigorosamente as práticas de transparência, eficiência e conciliação que são marcas registradas de todos os empreendimentos do grupo econômico Meireles e Freitas.
Nosso cuidado e atenção com o consumidor vem desde o primeiro passo, onde nossos especialistas em pré-venda colhem todas as informações necessárias para oferecer as melhores soluções para o consumidor, sempre seguindo a legislação vigente.
Todo o processo de atendimento é acompanhado pelos especialistas em experiência do cliente (CX) e sucesso do cliente (CS), que estão sempre à disposição para dar todo o suporte que o cliente precisar. Além dos setores de atendimento direto como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e assistência de cobrança.
Todos os profissionais desses setores recebem capacitações periódicas para aperfeiçoar suas habilidades técnicas e emocionais e garantir que o melhor atendimento seja disponibilizado ao cliente/consumidor. O resultado disso são as avaliações realizadas pelos clientes atendidos que registram números maiores que 90%.
Para a kedu, o dia do consumidor é repetido 365 vezes ao ano, sempre com qualidade e eficiência. A kedu também pode contribuir para que sua instituição tenha o melhor atendimento ao consumidor, garantindo o que é essencial para o futuro da sua instituição.
Isso acontece porque a kedu possui soluções otimizadas como relacionamento em múltiplos canais com os responsáveis, renegociação de dívidas e diversidade para formas de pagamento.
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