Hoje é dia do profissional que tem uma grande importância e peso na formação do cidadão, o pedagogo. Uma profissão com grande relevância social que executa muitas vezes tarefas difíceis na educação, procurando sempre a excelência na hora de promover o debate no papel das famílias e escolas e focando no desenvolvimento da criança e do adolescente, visando sempre a uma formação profissional e muito humana.
Em homenagem a todos esses profissionais, a kedu tem a honra de falar sobre uma figura muito relevante na pedagogia, um nordestino, que sem dúvida, foi um dos intelectuais mais importantes e indispensáveis para a educação do país, o patrono da educação brasileira, Paulo Freire.
Natural do Pernambuco, Paulo Freire nasceu na cidade do Recife em 19 de setembro de 1921, Bacharel em direito pela Universidade do Recife em 1946 não quis seguir carreira e escolheu tornar-se educador onde deu os primeiros passos numa escola de ensino médio na periferia da cidade. Como resultado pelo excelente trabalho na sala de aula, foi nomeado a chefe do Departamento de Educação e Cultura do serviço Social de Pernambuco, cargo que lhe deu a oportunidade de realizar o primeiro trabalho na alfabetização de jovens e adultos, o primeiro programa educacional voltado exclusivamente para adultos no Brasil. Com o belo desempenho, Freire foi nomeado a chefe do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife em 1961, e no ano seguinte desenvolveu um sistema no qual permitiu alfabetizar centenas de adultos em apenas 45 dias, aumentando o interesse pela educação e diminuindo a evasão escolar.
Freire escreveu o livro “Pedagogia do Oprimido”, uma das suas principais obras, onde critica e classifica o sistema educacional tradicional como educação bancária, aplicando a ideia de que o professor deposita conhecimento num aluno receptivo, e apenas isso, sem despertar a curiosidade ou a consciência desse aluno. Para Freire a missão do professor é possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos sendo o objetivo maior da educação conscientizar o aluno.
A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem – Paulo Freire
O poeta acreditava que a valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização, e assim como ele, nos dá kedu acreditamos que através da educação podemos mudar o mundo e abrir as portas para a liberdade, onde o aluno pode ser o que ele desejar, por isso, incentivamos as escolas a investirem nos seus alunos sem se preocupar com as contas, com a kedu a inadimplência da sua escola é zero. Tenha toda a atenção voltada para a educação e produção de conhecimento dos seus alunos. Construa um universo colorido com eles, que a kedu cuida das suas finanças educacionais deixando-as sempre no azul.
Parabéns a todos os profissionais da pedagogia!
Faça um ato de amor e garanta 100% do faturamento mensal da sua escola. Entre em contato com um dos nossos especialistas e deixe as suas finanças sempre no azul com a kedu, através do número 4020 5266 ou falando diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.